domingo, 27 de junho de 2010

Fases do desenvolvimento psicossexual.

As etapas do desenvolvimento psicossexual, tais como propõe a psicanálise, são um dos assuntos mais conhecidos dessa teoria criada por S. Freud. Como todo conhecimento científico que se torna popular, suas idéias e conceitos costumam  sofrer distorções, simplificações, bem como acréscimos e omissões. Destarte, ler ou assistir a especialistas discorrendo sobre o assunto, nos ajuda a fugir das armadilhas do conhecimento fácil, mas que pode nos custar caro em algum momento. Essa sequência de vídeos postada abaixo, embora seja um pouco longa, tem um valor significativo para quem transita na interface entre psicologia e educação, pois traz a teoria psicanalítica apresentada de maneira bastante clara e entremeada de exemplos do cotidiano, que ajudam ainda mais a sua assimilação. Vale a pena destacar as diversas referências não só a outros psicanalistas que não somente o Freud, como também aos conhecimentos disponíveis pela neurociência.
Na minha opinião - um tanto quanto suspeita - são vídeos para ver e rever, no todo ou em partes, por psicólogos, professores ou pais...













sexta-feira, 18 de junho de 2010

Mais uma do Forbes!

Jacques Lacan (1901-1981)
Depois de S. Freud, o principal nome da psicanálise, sem dúvida nenhuma (eu acho!), é o do francês Jacques Lacan. Lacan trouxe novos conceitos que contribuiram para a expansão do corpo teórico psicanalítico.
"Convidei" mais uma vez o psiquiatra e psicanalista Jorge Forbes para ilustrar com seu depoimento sempre lúcido, o nosso blog.