sábado, 6 de agosto de 2011

Paradigma psicanalítico na educação





Um dos objetivos deste blog é veicular informação/conhecimento por meio de vídeos, com imagens e sons, atendendo á dupla estimulação (visual e auditiva) recomendada pelo Richard Mayer nas suas reflexões sobre a aprendizagem multimídia (multimedia learning). Bem... Pelo menos, esse é o objetivo consciente! Aqueles outros objetivos que não estão à disposição da minha consciência, só algumas sessões de análise para trazerà tona, e mesmo assim, não me atreveria a revelar aqui.
Reconhecendo, entretanto, que este objetivo consciente pode ser considerado um bom objetivo, ou mesmo um objetivo nobre, ele depende sempre da disponibilidade de bons materiais para que possa ser cumprido. Quero dizer com isso que estou sempre a mercê do trabalho e dedicação de outros, para que o meu trabalho de busca, seleção e apresentação crítica, possa lograr êxito. Neste sentido, fico muito contente quando encontro trabalhos como este da UNESP. Trabalho aliás, que não se resume aos quatro vídeos desta postagem e que aparecerá em algumas outras páginas do nosso blog, elevando o nível das apresentações e, consequentemente, gerando discussões não menos interessantes.
Tendo a psicanálise nascido no contexto médico/clínico, podemos imaginar que não é uma tarefa das mais fáceis utilizá-la como referencial teórico para pensar e tomar decisões dentro do âmbito educacional. A própria idéia do S. Freud - seu criador - de que a educação é uma ação impossível (idéia que da margem a diversas interpretações), acrescenta uma dificuldade a mais a essa empreitada.
Ainda que não traga em seu bojo uma teoria da aprendizagem, nem uma teoria geral do desenvolvimento, as contribuições da psicanálise ao conhecimento do universo infantil e às relações que se estabalecem entre ele e o mundo adulto, certamente pode lançar luzes sobre as sombras deixadas pelas teorias psicológicas de caráter mais cognitivo, que, a despeito do seu esforço hercúleo, não conseguem iluminar na totalidade a dinâmica do psiquismo humano.
Os quatro vídeos aqui exibidos são uma luz a mais para educadores e psicólogos que trabalham no contexto escolar. Que este bom trabalho nos ajude a tomar consciência daquilo que nos falta, para que esse trabalho incessante de busca pela completude nos torne cada dia melhores como pessoas em geral e como profisionais em particular, mesmo sabendo que a perfeição não passa de fantasia. 





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2 comentários:

  1. Oi Iron!
    Adorei o seu blog!A sugestão de leitura tb é muito boa, apesar de já haver outras publicações mais recentes...rs...(provacando vc...culpa de Katinha)...Estou numa correria pra terminar o semestre do doutorado, mas, já já estarei em férias e entrarei aqui para colocar "pimenta" na comida,ok?rs...bjo grande, Dri.

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  2. Oi, Adriana!
    Que bom que gostou e está disposta a apimen..., digo, participar... rs... As indicações de leitura também são bem vindas!
    Abraço!

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